domingo, 21 de novembro de 2010

Os discursos e as práticas de Educação Inclusiva: a intersetorialidade em questão

CENTRO UNIVERSITARIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO
FORUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - FOPEI
CENTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINAR PRÓ-INCLUSÃO - CEMUPI

SEMINÁRIO DIA 02 E 03 Dezembro de 2010
Os discursos e as práticas de Educação Inclusiva: a intersetorialidade em
questão Auditório Raphael Galvez
Rua Álvaro Alvim, 90 – Vila Mariana
Comissão Organizadora: Eliane Andreoli, Fabio Adiron e Liliane Garcez

Inscrições Gratuitas: http://extranet.belasartes.br/educacaoinclusiva/

A exemplo de anos anteriores (2007, 2008 e 2009), este encontro anual é
fruto da parceria entre o CEMUPI e o FOPEI e objetiva ser um espaço para a
reflexão e debate a respeito do processo de inclusão educacional no contexto
da escola para todos. Neste ano de 2010, o seminário tem como propósito
aprofundar o debate acerca dos diferentes discursos que estão postos no
cotidiano escolar, a saber, o médico, o psicológico e o pedagógico. Para
tal, foram convidados três representantes desses lugares que tem em comum
atuarem na perspectiva de uma educação para todos e todas como direito
inalienável de cada cidadão brasileiro. Aos três convidados foi solicitado
uma atualização do que em sendo discutido/feito em cada uma das áreas acerca
da educação na perspectiva da inclusão, bem como o ‘lançamento’ de algumas
provocações aos participantes ‘esquentar’ o debate que será feito em
seguida. Ao final do encontro, todos estão convidados a elaborar um
documento que subsidie a política educacional na perspectiva da educação
para todos a ser entregue aos gestores públicos.


SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA CEMUPI E FOPEI
Os discursos e as práticas de Educação Inclusiva: a intersetorialidade em
questão DIA 02 (Quinta-feira) 1º Dia

8h – Credenciamento

9hAbertura do Seminário
Formação da Mesa
Apresentação do CEMUPI e FOPEI /vídeo dos outros seminários Auditório
Raphael Galvez 9h30Palestra
Liliane Garcez
Psicóloga pela Instituto de Psicologia da USP e administradora pública pela
EAESP-FGV, mestre na área de Psicologia e Educação na Faculdade de Educação
da USP.
Educação Inclusiva: o que o psicólogo tem a contribuir?

Auditório Raphael Galvez
10h15Café
10h40Discussão e início da elaboração de documento para os gestores
públicos. Auditório Raphael Galvez 12h30 Almoço
14h00Palestra Educação
Profa. Dra. Maria Tereza Egler Mantoan
Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da
Universidade Estadual de Campinas, Professora Assistente Doutor da
Universidade Estadual de Campinas. Dedica-se, nas áreas de pesquisa,
docência e extensão, ao direito incondicional de todos os alunos à educação
escolar de nível básico e superior de ensino. Tema
Conquistas e Desafios da Educação Inclusiva no Brasil

Auditório Raphael Galvez

15h00 Discussão e continuidade da elaboração de
documento para os gestores públicos
Auditório Raphael Galvez
9h00Palestra Medicina
Dr. Gil Pena
Médico patologista, pai de pessoa com deficiência e colaborador da revista
eletrônica Inclusive. Dedica-se a estudos na área da educação, dentro da
linha do Projeto Roma. Tema
Medicina e Educação: mitos e verdades

Auditório Raphael Galvez
10h15CaféSala a combinar
10h40Discussão e continuidade da elaboração do documento para os gestores
públicos Auditório Raphael Galvez 12:30 Almoço
13:30Divisão dos participantes em grupos para discussão do documento
preliminarSalas disponíveis do 2ª andar 16:30Retorno dos grupos para
finalização do documento para os gestores públicos. Auditório Raphael
Galvez

Eventos: palestras, exposição de gráficos: posicionamento da educação
inclusiva; apresentação musical, exposição de artesanato.

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